HomeProjecto
Projecto
O projeto MPIPrevEdu visa formar educadores e estudantes de Enfermagem de Instituições de Ensino Superior (IES) na África Subsariana (ASS), para facilitar o desenvolvimento de competências de ensino/aprendizagem nas práticas de prevenção e controlo de infeções maternas periparto (IMP), aumentando a sua segurança e eficácia.
As IMP são uma das prioridades globais de saúde que tem especial relevância na ASS, dada a elevada incidência, morbidade e mortalidade de mulheres e recém-nascidos. Intervindo no processo de formação dos futuros enfermeiros e, ao mesmo tempo, fortalecendo a ligação entre a academia e os atuais profissionais, este projeto visa melhorar a qualidade do ensino superior na ASS, reforçando a relevância dos enfermeiros formados nas IES para o mercado de trabalho e para a sociedade, aumentando o nível de competências, aptidões e potencialidades quer dos estudantes, quer dos educadores de enfermagem.
Um currículo de enfermagem inovador, na seleção e abordagem de conteúdos, objetivos de aprendizagem, aperfeiçoamento de métodos de ensino/aprendizagem e estratégias pedagógicos nas IES da ASS, relativamente à prevenção e controlo das IMP, permitirá o desenvolvimento de competências de enfermagem, incentivando o espírito inovador e empreendedor dos estudantes de enfermagem nestas áreas de intervenção.
O objetivo geral deste projeto de cooperação transnacional (MPIPrevEdu) é permitir que as IES da ASS formem estudantes de enfermagem sobre práticas sustentáveis e inovadoras para o controle de infeções maternas periparto, sejam elas ocorridas em serviços de saúde ou em contexto comunitário. O consórcio tem como objetivo assegurar o desenvolvimento de currículos para a prevenção e controlo das IMP, seguindo uma metodologia para o desenvolvimento e avaliação de intervenções complexas (Conselho de Pesquisa Médica, 2000; 2006; Skivington et al., 2021), tem como principais atividades a conceção, pilotagem, avaliação e implementação do Modelo MPIPrevEdu e Cenários de Simulação, resultando nos E-books MPIPrevEdu (integrarão a abordagem teórica, a formação pedagógica e os Cenários de Modelo e Simulação).
Ao longo do desenvolvimento e aperfeiçoamento destes outputs, cerca de 950 estudantes de enfermagem e 200 professores/enfermeiros/tutores clínicos de enfermagem entrarão em contacto com os conceitos pedagógicos do MPIPrevEdu, fomentando uma rede de pessoas, entidades, instituições de ensino e de saúde na ASS. A integração da rede MPIPrevEdu na comunidade InovSafeCare ampliará o espaço de reflexão, discussão e implementação desta abordagem pedagógica na prevenção e controle das IMP, para além das instituições parceiras na ASS.
O projeto MPIPrevEdu está empenhado em promover os direitos reprodutivos das mulheres, melhorando a qualidade dos curricula de enfermagem no contexto da prevenção e controle das IMP e contribuirá para uma maternidade mais segura para as mulheres na ASS. Assim, ajudará a alcançar vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nomeadamente o objetivo 1 (Erradicação da pobreza), objetivo 3 (Saúde e bem-estar), objetivo 4 (Educação de qualidade) e objetivo 5 (Igualdade de género).